Dirigentes





Direção Executiva

Ricardo Santin
Vice-Presidente e Diretor de Mercados

Francisco Turra
Presidente

Rui Eduardo Saldanha Vargas
Vice-Presidente e Diretor Técnico







Ricardo João Santin
Vice-Presidente
E-mail: ricardo.santin@abpa-br.org

Ricardo João Santin, é Vice-Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) desde maio de 2014. Foi Diretor de Mercados e Diretor Executivo da Associação Brasileira de Avicultura (UBABEF), de abril de 2008 a abril de 2014. Trabalha com os principais membros da Indústria Avícula Brasileira, negociações governamentais, novos lançamentos e monitoramento de mercado, planejamento tributário, promoção do comércio e representações internacionais da Indústria Avícula Brasileira. Vice- presidente do International Poultry Council - IPC trabalha com outros países produtores de aves e organizações internacionais, como a FAO, o CODEX e OIE. Presidente do IEPIM - Instituto de Estudos Políticos Ildo Meneghetti e palestrante de diversos eventos internacionais como World Poultry em Londres e Bangkok , Wings of Changes em Paris, USAPEEC Meeting nos EUA , entre outros. Anteriormente à Diretoria na UBABEF, foi assessor do Banco Nacional de Desenvolvimento Regional (BRDE - 2007/ 2008), do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TRCES - 2000 /2007), da Assembleia Legislativa RS (1999/ 2000) e do Ministério da Agricultura ( 1997/1998 ) . Antes destas posições de assessoria, atuou como advogado, professor universitário e presidente do Conselho de Administração do CEAGESP.

Ariel Antônio Mendes
Diretor Técnico
E-mail: ariel.mendes@abpa-br.org

Ariel Antônio Mendes, é Diretor Técnico Divisão Aves da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) desde maio de 2014. É Médico Veterinário formado pela Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Paraná, Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor pela Universidade Nacional Autônoma do México. Fez Pós-Doutorado pela Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos. É professor Emérito da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu. Durante sua vida profissional foi Presidente da FACTA - Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, da UBA - União Brasileira de Avicultura e da ALA – Associação Latino-Americana de Avicultura.

Francisco Sérgio Turra
Presidente
E-mail: francisco.turra@abpa-br.org

Francisco Sérgio Turra, é Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), desde maio de 2014. Natural de Marau (RS), é formado em Direito pela Universidade de Passo Fundo e em Comunicação Social pela PUC, foi vice-prefeito e, posteriormente, prefeito de Marau, eleito com 82% dos votos. No legislativo, foi Deputado Estadual no Rio Grande do Sul em duas legislaturas, sendo a primeira Constituinte. Turra também foi eleito Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul. Atuou como Diretor de Desenvolvimento do Banrisul. Foi presidente-executivo da Conab, quando promoveu uma verdadeira revolução companhia, transformando—a, de uma organização com sérios problemas, na empresa pública mais eficiente do Brasil, segundo a Revista Exame. Foi Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Comandou a Diretoria de Agronegócios da Fiergs e, posteriormente, a Diretoria de Desenvolvimento do BRDE. Em 2008, assumiu a presidência-executiva da ABEF que depois, fundida com a UBA, formou a UBABEF. É, também, o Vice-presidente da Associação Latinoamericana de Avicultura.

José Perboyre Ferreira Gomes
Diretor Financeiro e Administrativo
E-mail: jose.perboyre@abpa-br.org

José Perboyre Ferreira Gomes, é Diretor Financeiro e Administrativo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) desde maio de 2014. Formado em Economia e pós-graduado em Administração de Empresas na área de Relações Industriais, pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. desempenhou funções gerenciais no Supply Chain. Atuou nas áreas de Planejamento Logístico, Transportes, Suprimentos, Compras, Projetos e Centros de Distribuição. Exerceu atividades no Corporate e em São Paulo e em unidades descentralizadas em Porto Alegre (RS), São Carlos (SP), Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Participou de projetos, tais como a introdução do transporte paletizado e de sistemas harmonizados. Gerenciou operação logística de transporte em Itumbiara-GO, cargo que ocupou até 2005, antes de assumir a Gerência Financeira e Administrativa na Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (ABEF). Desde 28 de abril é o diretor Financeiro e Administrativo União Brasileira de Avicultura (UBABEF), entidade formada a partir da junção da União Brasileira de Avicultura (UBA) com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (ABEF). Também é Coordenador do Grupo Permanente de Logística da ABPA.

Rui Eduardo Saldanha Vargas
Vice-Presidente
E-mail: rui.vargas@abpa-br.org

Rui Eduardo Saldanha Vargas, é Vice-Presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) desde maio de 2014. Foi presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) de abril de 2013 a abril de 2014. Foi diretor de Mercado Externo da ABIPECS de março de 2005 a abril de 2013. Médico veterinário formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rui Vargas ocupou vários cargos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desde 1977. Foi secretário substituto de Defesa Agropecuária da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA (2000-2004); diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA- (2000 e 2004) e chefe da Divisão de Controle do Comércio Internacional do DIPOA (1998-2000).

Rui Eduardo Saldanha Vargas
Vice-Presidente
E-mail: jurandi.machado@abpa-br.org

Jurandi Soares Machado, é Diretor Técnico Divisão Suínos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) desde maio de 2014. É médico Veterinário, com Mestrado em Desenvolvimento Rural e Planejamento Governamental, consultor, analista de mercados agrícolas e de cenários prospectivos. Exerceu, durante cinco anos, funções em defesa sanitária animal na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Santa Catarina e foi funcionário, durante trinta anos, do Instituto de Planejamento e Economia Agrícola do Estado de Santa Catarina – Instituto CEPA-SC. Tem vários trabalhos publicados. Durante sete anos foi Diretor de Mercado Interno da Associação brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína – ABIPECS.