ABPA na Mídia






08/10/2018

Consumo de ovo em 2018 será o maior da história, destaca a ABPA

Entidade apoia a realização da Semana do Ovo, coordenada nacionalmente pelo Instituto Ovos Brasil

 

São Paulo, 08 de outubro de 2018 - Considerada uma das mais acessíveis e versáteis proteínas disponíveis no mercado, o ovo deverá encerrar este ano com o maior índice de consumo per capita da história, de acordo com projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).   A entidade, que apoia a Semana do Ovo (coordenada nacionalmente pelo Instituto Ovos Brasil), comemora os avanços deste produto no cardápio nacional.

De acordo com a associação, a previsão é de que o consumo per capita no Brasil alcance 212 unidades, 10,4% maior que as 192 unidades registradas no ano passado.  Apesar do forte crescimento, o consumo brasileiro ainda está relativamente baixo, na comparação com outros países.

“O crescimento inédito é uma importante vitória para o setor. Mas há uma grande oportunidade de elevação de consumo dentro do mercado brasileiro.  Ainda estamos abaixo da média mundial, que supera 230 unidades anuais, e estamos longe de índices como o consumo mexicano, que supera as 360 unidades todos os anos”, analisa Francisco Turra, presidente da ABPA.

Segundo a entidade, a produção também deverá apresentar elevação de até 10% neste ano, em relação às 39,9 bilhões de unidades produzidas em 2017, chegando a 44,2 bilhões de unidades, uma média de 84 mil ovos produzidos por minuto.

Neste sentido, a Semana do Ovo, projeto realizado pelo Instituto Ovos Brasil entre os dias 7 a 12 de outubro, desempenha papel fundamental para levar informação, esclarecer mitos e promover o consumo de ovos no Brasil.  

“Promover o consumo de ovos é fundamental para fortalecer a qualidade da alimentação do brasileiro. O ovo é considerado um alimento completo, rico em proteína, ferro, zinco e os carotenóides luteína e zeaxantina, que são poderosos antioxidantes, além de conter colina, uma vitamina do Complexo B responsável pela condução de impulsos nervosos e formação do centro da memória.”, ressalta Ricardo Santin, presidente do Instituto Ovos Brasil e diretor-executivo da ABPA.

Com diversas ações promocionais, palestras, distribuições de brindes e degustações promovidas pelo Instituto Ovos Brasil, empresas e outras entidades do setor produtivo, a Semana do Ovo busca ampliar a conscientização sobre o potencial nutritivo do ovo, um alimento completo e fundamental para a alimentação humana.   Saiba mais pelo site www.ovosbrasil.com.br.