ABPA na Mídia






26/02/2018

ABPA busca ampliar exportações para o México

Destaque entre os países mais influenciados pelas novas configurações do comércio internacional, o México será o mercado-alvo de uma ação de promoção comercial organizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), durante a ExpoANTAD & Alimentaria 2018. A feira acontecerá entre 6 e 8 de março, na cidade mexicana de Guadalajara.

A ABPA contará com uma área exclusiva no evento para promoção das marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.  Quatro empresas participarão da ação: Copacol, C Vale, Seara e Zanchetta Alimentos.

Além de rodadas de negócios com potenciais clientes e importadores mexicanos, a ação contará com a distribuição de material promocional em espanhol, com informações sobre as empresas e detalhes sobre os diferenciais produtivos da avicultura e da suinocultura do Brasil, como o status sanitário, a qualidade e o perfil sustentável da produção.

Além da ação na ExpoANTAD & Alimentária, a equipe da ABPA participará de uma série de encontros com representações de importadores mexicanos e da representação oficial brasileira no México. Em pauta, além do reforço às exportações avícolas, serão abordadas as tratativas para a abertura deste mercado à carne suína made in Brazil.

“O México renovou recentemente sua cota de importação de produtos avícolas brasileiros, assegurando a continuidade dos negócios para o setor.  Nosso objetivo, entretanto, é ir além e firmar o Brasil como fornecedor, também de carne suína.  O Brasil está em negociação com as autoridades mexicanas, e há boas perspectivas quanto a abertura deste valioso mercado, que é um dos maiores importadores de proteína animal do planeta”, destaca Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.

Décimo primeiro maior importador de carne de frango do Brasil, o México registrou crescimento em suas compras ao longo de 2017.  Para lá, foram embarcadas 94,7 mil toneladas ao longo do ano, volume que superou em 59,5% o total exportado em 2016. Em receita os negócios com os mexicanos no ano passado superaram em 82% os resultados do ano anterior, alcançando US$ 184,7 milhões.

Mais informações sobre os projetos setoriais do Brasil podem ser obtidas pelos sites www.brazilianchicken.com.br, www.brazilianpork.com.br e www.brazilianegg.com.br, ou também pelas fan pages fb.com/brazilianchicken, fb.com/brazilianpork e fb.com/brazilianegg.

 

SOBRE A ABPA - A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 150 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8,5 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.

SOBRE A APEX-BRASIL - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil.  Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros.  Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail Isis.sardella@abpa-br.org.