ABPA na Mídia






28/08/2018

ABPA celebra o Dia do Avicultor

São Paulo, 28 de agosto de 2018 - A Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA tem a satisfação de celebrar hoje, dia 28 de agosto, o Dia do Avicultor, o profissional responsável pela criação de aves, pelo manejo, alimentação e sanidade das granjas, ou seja, pela base da cadeia produtiva de carne de frango e de ovos do país.

De acordo com Francisco Turra, presidente da ABPA, o trabalho do avicultor brasileiro vai muito além das propriedades rurais. “O avicultor é, antes de tudo, um empreendedor. Seu trabalho ultrapassa as fronteiras de suas terras por ele ser um dos principais garantidores de segurança alimentar no Brasil”, comenta Turra.

A ciência associada à tecnologia aplicada no modelo avícola brasileiro é referência mundial em qualidade, status sanitário, sustentabilidade e produtividade. “A parceria perfeita entre nossos produtores integrados e as agroindústrias colocaram a cadeia produtiva da avicultura brasileira entre as mais avançadas e eficientes do mundo”, enfatiza Turra

Líder mundial de exportação e segundo maior produtor do mundo, o Brasil deverá exportar este ano 4,2 milhões de toneladas e produzir em torno de 13 milhões de toneladas de carne de frango. Para o setor de ovos, uma surpresa, o brasileiro está consumindo mais ovos. O consumo per capita estimado para este ano é de 212 unidades, contra 192 unidades em 2017.

“O avicultor, neste contexto, tem papel primordial, produzindo proteínas da mais alta qualidade, que coloca o país dentre os maiores produtores internacionais de aves e ovos, além da liderança mundial nas exportações de carne de frango. São recursos que ajudam a girar a economia de pequenos municípios das várias regiões do Brasil.”, diz o presidente da associação.

A avicultura é hoje um dos motores do desenvolvimento do interior do país, responsável por 3,5 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos e por alimentar centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.   

É por este e tantos outros motivos que o dia 28 de agosto é um dia a ser comemorado por todo o agronegócio. Feliz dia do Avicultor!