ABPA na Mídia






09/05/2019

Avicultores comemoram o Dia Mundial do Frango nesta sexta-feira

Data foi instituída pelo Conselho Mundial da Avicultura e é celebrada em 25 países

 

Sexta-feira, 10 de maio, é o dia mundial do frango!  A data foi instituída pelo International Poultry Council (IPC), órgão máximo da avicultura internacional, e é comemorado em todos os 25 países membros do conselho – incluindo o Brasil.

A carne de frango faz parte da dieta diária de quase todos os povos.  É a única que não possui quaisquer restrições religiosas.  É versátil, sendo servida em pratos requintados, massa, grelhados, ao forno, ensopados, pratos rápidos e em sanduíches.

No Brasil, ela é unanimidade. A carne de frango é a proteína animal mais consumida hoje no País.  Em média, cada brasileiro consome 42 quilos anualmente.   

Aliada de cardápios com os mais variados perfis, a carne de frango é reconhecida como uma proteína leve, saudável, exatamente por possuir pouca gordura entremeada.

Sem a pele, cada 100 gramas de peito de frango têm apenas 1% de gordura e 104 quilocalorias (kcal).  Com apenas esta porção, o consumidor satisfaz grande parte das necessidades diárias de proteínas e aminoácidos essenciais.

Também é fonte de vitaminas do complexo B, minerais, ferro, potássio, selênio, zinco, fósforo e magnésio, além de alto teor de Niacina – que auxilia na prevenção à Doença de Alzheimer. 

Por trás desta proteína importante na dieta das famílias, há um grande setor que gera emprego e renda para o Brasil.  

O País é atualmente o segundo maior produtor de carne de frango no mundo.  São 12,8 milhões de toneladas produzidas anualmente.  Também é o maior exportador mundial, com 4,1 milhões de toneladas exportadas para 150 países. 

O setor emprega, direta e indiretamente, 3,5 milhões de trabalhadores em todo o Brasil.  São mais de 100 mil produtores integrados e independentes em todo o País.

“A carne de frango tem um importante papel social no Brasil.  É um dos alicerces para a segurança alimentar nacional, consumida em todas as classes sociais. Por tudo o que representa, a carne de frango merece esta importante data”, afirma Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

SOBRE A ABPA - A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.