ABPA na Mídia






26/02/2019

Curso da ABPA promove harmonização de entendimento sobre legislações

São Paulo, 26 de fevereiro de 2019 - A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DIPOA/MAPA), realizou ao longo da última semana um treinamento especial com técnicos das agroindústrias produtoras e exportadoras de aves e de suínos.  O evento aconteceu em São Paulo (SP).

Ao todo, cem participantes, entre auditores fiscais agropecuários e técnicos de agroindústrias dos diversos polos produtores do país estiveram no evento, que teve como objetivo esclarecer questões e construir a harmonização de entendimentos sobre a inspeção nos abatedouros.

Entre os pontos abordados no evento, estiveram reflexões sobre sistema do treinamento em inspeção ante e post mortem de aves e suínos, ações e procedimentos de verificação oficial dos controles em estabelecimentos produtores de carne aves e de suínos, entre outros.

“Houve uma introdução ao sistema de treinamento na inspeção ante e post mortem de aves e suínos, com o objetivo de construir um perfeito entendimento sobre as legislações pelo setor privado, harmonizando e estabelecendo os padrões que se refletem na segurança do alimento ao consumidor.  Nesse sentido, buscamos reforçar a confiabilidade e a transparência de todos os entes da cadeia produtiva, sejam públicos ou privados, que são primordiais para a obtenção de um produto seguro e confiável ao consumidor”, ressaltou o presidente da ABPA, Francisco Turra.

SOBRE A ABPA - A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.

SOBRE A APEX-BRASIL - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil.  Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros.  Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail isis.sardella@abpa-br.org.