ABPA na Mídia






12/06/2013

Inovagro deverá destinar R$ 350 milhões para modernização de granjas avícolas

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, recebeu hoje o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, na sede da entidade avícola, em São Paulo (SP).
Durante o encontro, que também contou com a presença da diretoria e de membros do Conselho Diretivo da UBABEF, Geller destacou que foi firmada dentro do Inovagro – programa instituído pelo Plano Agrícola e Pecuário 2013/14 para a atualização de estruturas produtivas – a destinação de recursos na ordem de R$ 350 milhões para a modernização de granjas do setor avícola.
“Agora é preciso trabalhar para que este recurso não fique parado em burocracias governamentais e de instituições financeiras que muitas vezes atrapalham o agronegócio brasileiro. Com este recurso, espera-se que grande parte das granjas com estrutura mais defasada, especialmente em estados do Sul do país, recupere seus níveis de produtividade, contribuindo para a competitividade da cadeia produtiva”, ressalta Turra.
Ainda na reunião, o secretário de Política Agrícola destacou que o Ministério já está preparado e utilizará todos os mecanismos necessários para garantir o abastecimento de grãos, especialmente de milho, no Sul do país.     
“O secretário nos ressaltou que o objetivo é manter o nível do preço dos produtos adequados ao abastecimento da cadeia produtiva animal, sem deixar de estimular o agricultor a produzir”, aponta o presidente da UBABEF.
Neri Geller ainda se comprometeu a auxiliar a avicultura na viabilização, junto à Secretaria Executiva do Ministério, da criação de um Fundo Garantidor para o setor.
“Sempre parceiro do setor, o secretário Neri Geller tem dado provas de como é produtiva a interação do poder público com a iniciativa privada. A UBABEF foi constantemente consultada durante a elaboração do novo Plano Safra, e vimos como resultado final um plano histórico”, destaca Turra.