ABPA na Mídia






11/10/2019

Membros da ABPA são homenageados no OVUM 2019

São Paulo, 11 de outubro de 2019 - O presidente do Conselho Diretivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Leomar Somensi, e o presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer, foram homenageados como profissionais destacados em premiação promovida pela Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA), ocorrida ontem (10), em Lima (Peru).

LEOMAR LUIZ SOMENSI, eleito Empresário Destacado, é diretor Comercial da Cooperativa Central Aurora Alimentos, e construiu sua carreira voltada para o cooperativismo.  Com quatro décadas de atuação no Oeste Catarinense, trabalhou nas mais diversas frentes da produção agroindustrial, desde a gestão de insumos até a gestão comercial da empresa.

Há 10 anos como Diretor Comercial da Aurora Alimentos, foi um dos estrategistas que trabalhou para que a empresa avançasse como uma das mais importantes cooperativas de alimentos do Brasil, comercializando produtos em mais de 70 países.

Somensi também é presidente do Conselho Diretivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) desde 2014. Foi gestor em um dos mais ambiciosos projetos associativos do agronegócio nacional, com a fusão de duas entidades (UBABEF e ABIPECS), unificando dois dos mais importantes setores brasileiros, a avicultura e a suinocultura.

“Leomar é uma reconhecida liderança em nosso setor produtivo.  Como nosso presidente do Conselho Diretivo, foi fundamental no comando para a superação de diversos momentos de crises setoriais, como também para a valorização do setor produtivo”, ressalta o presidente da ABPA e ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra.

“Além de valorizar o cooperativismo e o associativismo, Leomar foi determinante nestes anos de superação e crescimento da avicultura nacional. Sua visão estratégica trouxe rumos sólidos em um trabalho de união nacional que a ABPA desenvolve para o setor produtivo nacional”, ressalta o diretor-executivo da associação, Ricardo Santin.

ÉRICO ANTONIO POZZER, homenageado como Técnico Destacado, é Médico Veterinário e diretor da Cooperativa Pecuária Holambra, empresa Cooperativa voltada à produção, abate e comercialização de frangos e seus derivados.   Também é presidente da Associação Paulista de Avicultura há mais de 10 anos, e membro do Conselho Diretivo da ABPA.

Pozzer desempenhou diversas funções em organizações ligadas à produção, processamento e comercialização de alimentos provenientes do Agronegócio e interligadas diretamente à Segurança Alimentar.

Foi presidente da Câmara Setorial de Aves e Ovos da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo.  Dirigiu, também, a Divisão de Produtos de Origem Animal do Departamento de Agronegócios da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP).

“Com profunda visão técnica, Érico uniu conhecimento e capacidade gerencial em seu trabalho.  Hoje é um importante líder associativista, reconhecido tanto no Estado de São Paulo, como nacionalmente”, ressalta Ariel Mendes, diretor de relações institucionais da ABPA, que acompanhou a premiação.

A premiação aconteceu durante o XXVI Congresso Latinoamericano de Avicultura (OVUM 2019), encerrado hoje (11), na capital peruana.

SOBRE A ABPA - A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork.   

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.