ABPA na Mídia






16/01/2019

Presidente da ABPA se reúne governador Eduardo Leite

Acompanhado por outras lideranças, Francisco Turra defendeu, no Palácio Piratini, a manutenção de um ambiente favorável ao crescimento do setor

O presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Francisco Turra, reuniu-se nesta quarta-feira (16), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Acompanhado por outras lideranças do setor, ele defendeu uma sintonia no trabalho com o governo estadual, criando um ambiente que permita o crescimento da avicultura e da suinocultura gaúcha e brasileira. 

Para Turra, é importante que o governo conheça e reconheça a importância desses setores para a economia e a sociedade. “Existem problemas e obstáculos que podem ser resolvidos se tivermos união e o apoio do Estado. Todos saem ganhando com isso”, apontou o presidente da ABPA.

Eduardo Leite se mostrou bastante receptivo às ideias apresentadas no encontro. “Queremos sim auxiliar não somente estes setores, mas todos os demais da cadeia produtiva. Para isso, temos desafios como desburocratizar o Estado, torná-lo mais eficiente e melhorar a infraestrutura, entre outros. Também queremos acabar com a cultura da desconfiança, na qual os produtores primeiro têm de provar que estão bem intencionados para depois ter apoio, mudando para a lógica da confiança nas pessoas”, afirmou o governador gaúcho, que estava acompanhado pelo chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.

Durante a reunião, o diretor-presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Nestor Freiberger, entregou a Leite um ofício apresentando números do setor no Rio Grande do Sul, o terceiro maior do Brasil. Dentre eles, destacam-se a geração de 44 mil empregos diretos, as 7,5 mil famílias que criam frangos de corte, o abate de 780 milhões de aves por ano e a produção de 3,2 bilhões de ovos a cada 12 meses somente em solo gaúcho. 

O presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips), José Roberto Fraga Goulart, passou às mãos do governador um amplo estudo sobre o ramo da proteína animal no Rio Grande do Sul. O material também traz proposições como fomentar o aumento da produção e oferta de milho no Estado, fortalecer a defesa sanitária e a garantia da isonomia fiscal.  

Também participaram da audiência o deputado estadual Sérgio Turra e o diretor executivo da Asgav, José Eduardo dos Santos.

Convite – Francisco Turra entregou ao governador Eduardo Leite o convite para a abertura do Salão Internacional da Avicultura e Suinocultura (Siavs) 2019. Maior evento do gênero no Brasil, ele ocorrerá de 27 a 29 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo. Promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Siavs recebeu, no ano passado, mais de 15 mil visitantes de 51 países.