ABPA na Mídia






18/07/2017

SIAVS debate controle da Salmonella e Listeria

A manutenção da qualidade e do status sanitário é um dos principais pilares da liderança brasileira no mercado mundial da avicultura. Com o objetivo de debater a prevenção e controle de Salmonella e Listeria, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) promoverá um simpósio sobre os temas, durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), que acontecerá entre os dias 29 e 31 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

Estão confirmadas as presenças de especialistas como a chefe do Laboratório de Enterobactérias do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), Dália dos Prazeres Rodrigues, a diretora para Assuntos Científicos da BioMérieux, Maria Teresa Destro, o médico veterinário sanitarista da BRF, Marcos Antonio Dai Prá, e a diretora de garantia de qualidade para o Mercosul da da Seara, Ivone Delazari. Quem mediará os debates é a professora da Universidade Tuiuti do Paraná, Anderlise Borsoi – atuação com ênfase em Salmonella na cadeia de produção industrial de aves e produtos derivados.

 

Na ocasião, serão tratados assuntos como a prevalência de salmonellas aviárias e de saúde pública do Brasil, métodos analíticos para monitoria de Salmonella na cadeia avícola, além dos programas de controle de Salmonella na produção primária e de controle de Listeria monocytogenes em produtos cárneos prontos para o consumo.

“Durante o simpósio será feita uma vasta análise conjuntural e técnica em torno da Salmonella. O elevado nível técnico do debate poderá proporcionar avanços no know-how construído dentro das próprias empresas, e nos conceitos que hoje temos em torno do controle desta enfermidade, que é uma preocupação constante da avicultura mundial”, destaca o diretor de relações institucionais da ABPA, Ariel Antônio Mendes.

O Simpósio sobre Salmonella e Listeria acontecerá no dia 30 de agosto (quarta-feira), a partir das 9 horas, dentro da programação do SIAVS. Inscrições pelo site www.siavs.com.br.

SOBRE O SIAVS – Iniciativa da ABPA, o SIAVS é o maior e mais completo evento da avicultura e da suinocultura do Brasil. Também é considerado o maior encontro político desses setores no País, contando com a presença de governadores, ministros, senadores, deputados, prefeitos, secretários, lideranças nacionais e setoriais. Além disso, os mais influentes nomes do empresariado, da área técnica e de outros elos do agronegócio brasileiro, especialmente da cadeia produtiva de proteína animal, participam do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura.

Na edição anterior, em 2015, dezenas de milhares de visitantes de mais de 40 países visitaram as mais de 100 empresas expositoras. Foi o maior e mais importante evento promovido pelo setor de proteína animal no ano, com mais de 70 palestrantes do Brasil, Europa e América Latina, além de seminários e atrações exclusivas em parceria com organizações, como a Apex-Brasil e empresas do setor.

O SIAVS possui uma ampla programação de palestras voltadas à reflexão sobre os desafios e avanços técnico-sanitários e de estratégias de negócio, diante do cenário econômico do País. O evento contará ainda com uma série de atrações paralelas, já tradicionais, como o Simpósio OvoSite, o Seminário Internacional de Sustentabilidade da Feed&Food, o Projeto Produtor, e outros.

O SIAVS acontecerá entre os dias 29 e 31 de agosto de 2017, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP). Toda a programação está disponível pelo site www.siavs.com.br.

O SIAVS é uma realização da ABPA, com o patrocínio do Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN),  Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul (SIPS), Elanco, Phibro, Bayer, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Sistema OCB, Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja).

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES), A Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos de Aves e de Suínos (ANFEAS), O Instituto Ovos Brasil, A Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (ALANAC) e a Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI) são apoiadores do SIAVS.