ABPA na Mídia






11/07/2019

SIAVS terá painel sobre Cereais de Inverno na alimentação de aves e suínos

Além do milho e da soja, o Brasil conta com boa oferta de trigo, cevada e aveia, que são alguns dos cereais de inverno que podem ser utilizados para a alimentação de aves e suínos. São muitas as discussões sobre os desafios e viabilidade econômica da prática. O tema será pauta de um painel durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), programado entre os dias 27 a 29 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).

O Painel Cereais de Inverno acontecerá no último dia de SIAVS e será comandado por Dirceu João Duarte Talamini, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves. A também pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Teresinha Marisa Bertol apresentará “Desafios da pesquisa brasileira sobre o valor nutricional dos cereais de inverno para aves e suínos” e a abordagem internacional sobre o assunto ficará por conta do diretor de tecnologia avícola da Cargill, Henk Enting, com a palestra “Estratégia do uso de cereais de inverno em dietas de aves e suínos empregadas na Europa”.

Dentro da pauta, ainda teremos a apresentação da gerente corporativa agropecuária da Seara, Sandra Bonaspetti Gehrke com a palestra “Viabilidade econômica e prática do uso de cereais de inverno na alimentação de aves e suínos no Brasil” e o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro) abordará “Desafios para o aumento da produção de cereais de inverno para ração na Região Sul do Brasil”  

“Esse painel será importante principalmente para os produtores do Rio Grande do Sul, uma vez que existe déficit de 1 milhão de tonelada na produção de milho e para Santa Catarina, cujo gap na produção deste produto atinge 4 milhões de toneladas. Dessa forma, os cereais de inverno podem ser uma alternativa na alimentação de aves e suínos”, comenta o diretor de programação do SIAVS, Ariel Mendes.

Para finalizar, os palestrantes participarão de um debate.

O Painel Cereais de Inverno acontecerá no dia 29 de agosto (quinta-feira), a partir das 9h, dentro da programação do SIAVS. As inscrições poderão ser feitas pelo site: www.siavs.com.br

Sobre o SIAVS – Principal evento do calendário nacional da avicultura e da suinocultura, o SIAVS é organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).  Em sua última edição, atraiu mais de 15 mil visitantes de 51 países.  Em torno de 1,7 mil congressistas participaram de uma das maiores programações de palestras do agronegócio. O Projeto Produtor, iniciativa exclusiva do SIAVS voltada para os avicultores e suinocultores, atraíram 1,4 mil produtores ao Anhembi Parque.

Cerca de 150 empresas expuseram seus produtos e soluções na maior feira da avicultura e da suinocultura do Brasil.  Ao todo, 31 agroindústrias exportadoras de aves, ovos e de suínos participaram do evento, participando de encontros com importadores, compradores do mercado interno e fornecedores.