ABPA na Mídia






23/01/2013

Turra manifesta importância de acordo Mercosul com a UE

Brasília, 23 de janeiro de 2013 – O presidente da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, participou hoje, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, do 6º Encontro Empresarial Brasil-União Europeia. O encontro reuniu líderes empresariais brasileiros e europeus para discutir questões relacionadas ao fortalecimento das parcerias de negócios e econômica entre as duas economias.

 Francisco Turra participou da mesa redonda “A visão empresarial das prioridades da agenda bilateral”, acompanhado do coordenador da Coalizão Empresarial Brasileira, Carlos Mariani; do vice-presidente da EuroCamaras Brasil, Louis Basire; e do presidente da EUBrasil, Luigi Gambardella. Na ocasião, foram discutidos, entre outros temas, de que maneira a cooperação econômica entre Brasil e União Europeia poderia contribuir para a retomada do crescimento econômico nos dois lados e as medidas relevantes para estimular o comércio fora do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

Em sua apresentação, Turra destacou a importância do mercado europeu para a indústria avícola brasileira. “Apesar das dificuldades comerciais enfrentadas nos últimos dez anos, principalmente com a criação de cotas tarifárias para quase todos os produtos da pauta de exportação do setor e com barreiras técnicas ao comércio, o Brasil vem se sustentando como o maior exportador de carne de frango para a UE. Entretanto, ainda assim o Brasil representou somente 5,5% do consumo total do bloco em 2011”, salientou.

 A União Europeia respondeu em 2012 por compras de 448,4 mil toneladas, redução de 8,2% e receita cambial de US$ 1,184 bilhão, 18,3% menor em relação a 2011.

Turra, na oportunidade, chamou a atenção sobre a importância de um acordo de associação entre Mercosul e União Europeia envolver também produtos agrícolas. “Para que se possa chegar a um acordo abrangente, é necessário que ambos os lados façam concessões, para que o comércio bilateral entre os dois blocos possa expandir também nos setores em que há sensibilidade”, afirmou.

Inovação e competitividade, tema que está no centro da agenda de política industrial no Brasil, também foi outro tema abordado durante o encontro, em que a publicação virtual “Diálogo Mercosul-União Europeia” foi apresentada ao público pelo presidente da Apex Brasil, Maurício Borges.

 O 6º Encontro Empresarial Brasil-União Europeia, que reúne 130 participantes,  foi organizado por BusinessEurope, Eurochambres e Confederação Nacional da Indústria (CNI). O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, encerram o evento.