ABPA na Mídia






11/03/2013

UBABEF debate com OIE sobre a compartimentação da avicultura brasileira

São Paulo, 11 de março de 2013 - O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, participa amanhã (12) de reunião com o diretor-geral da Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, em Paris (França).
 
Durante o encontro, Turra apresentará o desenvolvimento do Programa de Compartimentação da Avicultura Brasileira, iniciativa do setor avícola brasileiro sob coordenação da UBABEF e do Ministério da Agricultura do Brasil. O projeto consiste na estruturação da produção em compartimentos, que mapeiam e isolam plantas e estruturas produtoras de granjas.
 
“Este projeto coloca a avicultura brasileira em um patamar que nos permite afirmar que detemos um dos melhores status sanitários do planeta. Pensamos proativamente para garantirmos nossa rápida reação contra eventuais problemas nos plantéis. Dessa forma, asseguramos nossa produção, nossas exportações e nossa sanidade, um dos maiores bens da avicultura nacional”, destaca Turra.
 
Ainda na reunião, Turra prestará homenagem ao diretor geral da OIE pelos trabalhos da organização sobre a eventualidade da encefalopatia espongiforme bovina, que permitiram ao país seguir como grande exportador de proteína animal do mundo.
 
O presidente da UBABEF aproveitará a oportunidade para convidar Bernard Vallat para participar da solenidade de abertura do Salão Internacional da Avicultura (SIAV), que será realizado entre 25 e 27 de agosto de 2013 no Anhembi, em São Paulo (SP).
 
“A avicultura brasileira tem uma excelente relação com a OIE, o que nos permitiu atingir um nível de confiabilidade dos mais elevados junto a mais de 150 mercados pelo mundo. Neste sentido, a participação de Vallat no SIAV é fundamental, já que falamos do maior e mais importante encontro do setor avícola brasileiro”, afirma.
 
Em Bruxelas – Após Paris, Francisco Turra segue para Bruxelas (Bélgica), para encontros com autoridades do Parlamento Europeu ligadas à Diretoria Geral para a Saúde e Consumo (DG Sanco) e à diretoria geral para a Agricultura (DG Agri). 
 
Nos encontros, o presidente da UBABEF buscará oportunidades para destacar junto às lideranças europeias os diferenciais que fazem do Brasil líder mundial das exportações mundiais de carne de frango: a sanidade, a qualidade e a sustentabilidade da produção.
 
“Nosso objetivo maior é desfazer mitos que circulam nos corredores do Parlamento Europeu em torno da nossa produção”, ressalta Turra.
 
O presidente da UBABEF participará ainda de um encontro com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, ocasião em que o convidará para a solenidade de abertura do SIAV.{link_download}