ABPA na Mídia






03/11/2017

Exportações de carne de frango crescem 16,2% em outubro

São Paulo, 03 de novembro de 2017 - Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 365,5 mil toneladas em outubro, volume 16,2% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, com 314,6 mil toneladas.

Com este desempenho, os embarques geraram receita de US$ 634,4 milhões, 24,6% a mais em relação ao décimo mês de 2016, com US$ 509,1 milhões.

No acumulado do ano (janeiro a outubro), as vendas internacionais de carne de frango chegaram a 3,674 milhões de toneladas, 0,5% a menos que as 3,693 mil toneladas embarcadas nos dez primeiros meses do ano passado. Em receita, as vendas do ano alcançaram US$ 6,158 bilhões, 7,2% maior segundo o mesmo período comparativo (com US$ 5,747 bilhões em 2016).

“Com este resultado, estamos próximo de zerar as perdas acumuladas ao longo deste ano repleto de adversidades, e sustentamos a perspectiva de um fechamento anual com resultado positivo em volumes e receita”, destaca o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra

Carne suína in natura - As vendas de carne suína in natura alcançaram 48,9 mil toneladas em outubro, volume 8,1% inferior ao registrado em outubro de 2016, com 53,2 mil toneladas.

Em receita, houve decréscimo de 10%, com US$ 119,8 milhões em outubro deste ano, contra US$ 133 milhões no mesmo período do ano passado.

No ano, a alta acumulada da receita de exportações chegou a 14%, totalizando US$ 1,252 bilhão, contra US$ 1,099 bilhão obtido entre janeiro e outubro de 2016.  Em volume, houve retração de 4,6%, com 502,9 mil toneladas em 2017, frente a 527,3 mil toneladas nos dez primeiros meses do ano passado.

“Questões mercadológicas pontuais impactaram os embarques do setor nestes últimos dois meses.  Apesar disto, foi notável o desempenho positivo de Rússia, Singapura, Argentina, Uruguai e Chile”, destaca Ricardo Santin, vice-presidente de mercados da ABPA