ABPA na Mídia






17/10/2019

Governo e setor produtivo discutem defesa sanitária na sede da ABPA

São Paulo, 17 de outubro de 2019 - A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) recebeu hoje (17) o Diretor de Departamento de Saúde Animal e Insumos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Geraldo Marcos de Moraes, em encontro com membros do setor produtivo na sede da entidade, em São Paulo (SP).

Pela ABPA estiveram o diretor-executivo, Ricardo Santin, o diretor técnico, Rui Vargas, a diretora adjunta técnica, Sulivan Alves, o diretor de relações institucionais, Ariel Mendes, além de representantes das agroindústrias produtoras e exportadoras associadas dos setores de aves e de suínos. 

Durante a reunião, foram debatidas estratégias de trabalho a partir de parceria entre o Ministério e o setor produtivo para a preservação do status sanitário da suinocultura nacional. 

Entre os pontos abordados, esteve o trabalho de monitoramento e erradicação pelo Ministério do foco de Peste Suína Clássica (PSC) detectado recentemente em Alagoas. Outro ponto foi o trabalho em conjunto para intensificar o monitoramento preventivo de Peste Suína Africana (PSA) – enfermidade que tem causado prejuízos bilionários na Ásia, Europa e África.

“Além da preservação do nosso rebanho da PSA, discutimos estratégias para a eliminação de PSC do País, mesmo nas áreas que não estão entre as reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal como livres da doença. Um dos nossos maiores diferenciais competitivos é o status sanitário.  Somos livres de enfermidades ocorrentes em outros grandes produtores, e não medimos esforços pela manutenção de nossa sanidade”, analisa Santin.

Além dos associados da ABPA, diretores de outras entidades também estiveram presentes, como a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Confederação Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan).